Como criar uma loja virtual?

Vocês sabiam que a maioria das lojas virtuais não sobrevivem à competição do mercado por mais de um ano? Por difícil que seja de acreditar, essa grande maioria não passa de meses aberta.
Mas por que isso acontece? A internet hoje não é a plataforma de venda que mais cresce no mundo? Sim, o e-commerce (Loja virtual) é a plataforma que mais cresce em todo mundo, mas o problema está na criação dela. Infelizmente, muitos empreendedores não sabem como criar e administrar uma boa loja virtual.

E é esse o foco desse artigo; Como criar uma loja virtual?

Loja virtual

Planejamento

Por que você quer criar uma loja virtual?

Um erro muito comum é não ter um bom planejamento de o que o empreendedor deseja com o e-commerce. Muitos começam uma loja virtual porque querem ganhar dinheiro, mas posso te contar uma observação profissional? Sempre que as pessoas montam uma loja virtual pensando só no dinheiro elas quebram.

Lojas online que prosperam  são montados por pessoas que tem um porquê, que tem um motivo para estar fazendo um negócio, por exemplo; para resolver um problema ou ajudar alguém. Não precisa ser nada grandioso como acabar com a fome ou a paz mundial. Problemas simples e que atingem um público especifico é um bom exemplo.

Planeje seus passos

Nenhum tipo de serviço ou empreendimento pode ser iniciado sem um bom planejamento. No comércio online não é diferente! Mas como então deve-se começar seu planejamento? Qual metodologia utilizar? Que outros pontos deve-se levantar muito antes de passar ao papel suas ideias?

Os principais pontos de atenção que você deve levar em seu planejamento, são: plataforma, pagamentos, segurança, marketing e frete. Vamos listar e tratar de cada um, em específico, ao decorrer do artigo. Continue lendo!

Loja virtual

Plataforma

A plataforma é uma das primeiras e mais importantes decisões a serem tomadas por uma pessoa que deseja montar sua loja virtual.

A escolha da plataforma perfeita é importante demais, pois ela é a base da sua loja. Tudo que você construir estará apoiado nela e, por isso, é essencial escolher uma de qualidade e que seja flexível, ou seja, que possa ser alterada para suas necessidades e preferências.

As lojas virtuais costumam trocar de plataforma a cada três anos; por isso, tenha em mente que você deve escolher uma que supra suas necessidades agora, mas também te atenda no longo prazo. Existem alguns tipos de plataformas no mercado virtual, mas nós da NC Brasil aconselhamos o uso de um site gerenciável. Pois este oferece inúmeras vantagens e se adapta ao estilo desejado!

Entenda melhor lendo este outro pequeno artigo, clicando aqui!

 

Pagamento

Receber pagamentos é, obviamente, fundamental para manter sua loja virtual operando de forma saudável. Por isso, recomendo que você dê bastante atenção à essa escolha. Existem basicamente dois grandes grupos de formas de pagamento para vender na internet: os sistemas de pagamento e as formas de pagamento direto, cada um com suas vantagens e desvantagens.

Os sistemas de pagamento são compostos por empresas que se especializaram em fornecer formas de pagamento para transações na internet e as mais conhecidas no Brasil são: Pagseguro, Bcash, Mercado Pago, Moip. Os sistemas de pagamento como desvantagem possuem taxa variáveis um pouco mais altas que as formas de pagamento direto, entretanto, é muito mais rápido para contratar e tem bem menos riscos.

Os sistemas de pagamento direto via cartão de credito (Cielo e Rede), boleto bancário e depósito. As formas diretas possuem taxas mais atrativas, apresentam maior taxa de conversão de venda, porem o processo de contratação é mais rigoroso e burocrática além de ter risco de cancelamento e, por isso, o empreendedor precisa ter um processo, mesmo que simples, de análise de risco.

Loja virtualSegurança

Ao criar sua loja virtual, você deve estar atendo com segurança por dois motivos: Primeiro, seus potenciais clientes se preocupam com isso; segundo, você deve proteger os dados de compra dos seus clientes.

Os potenciais clientes da sua loja virtual se preocupam a segurança das informações de compra deles (como endereço completo, número de cartão de crédito, etc). Por causa disso, você deve demonstrar que se preocupa com a segurança do mesmo, pois isso deixará o usuário mais confortável para comprar. Além disso, caso você aceite transações diretamente na sua página, é obrigado a utilizar ferramentas de proteção de dados na sua loja.

Existem dois tipos de segurança fundamentais em todo e-commerce:

  • SSL (Secure Socket Layer): Se você possui ferramentas de cadastro ou compra na sua loja virtual, é obrigatório o uso de SSL. O SSL funciona como uma proteção para todos os dados que seus usuários inserem em formulários, assim, você impede que um invasor roube informações de cadastro de seus clientes.
  • Scan de Aplicação e IP – o Scan de Aplicação e IP busca vulnerabilidades no seu site que permitiriam que uma pessoa mal intencionada consiga acessar seu banco de dados e roubar informações. Dessa forma, o Scan encontra essas falhas e as aponta para sua equipe de desenvolvimento corrigir.

Marketing

Não basta escolher a plataforma, contratar um meio de pagamento e ter um site seguro se você não tem visitantes! Por isso, você precisa dedicar uma parte do seu tempo e dinheiro para captação de novos clientes para sua loja virtual.

Listamos as principais táticas você pode utilizar para atrair clientes pro seu e-commerce:

Conteúdo

Criar bom conteúdo é uma das melhores maneiras de atrair visitantes com potencial de comprar para sua loja virtual. É um método barato e que traz bastante resultado no longo prazo. Segundo pesquisa do eBricks, a criação de conteúdo é muito relevante para criar uma boa relação com seus consumidores.

Redes sociais

As redes socias são um ótimo (e barato canal) para começar a construir a marca da sua loja virtual. Crie uma conta no Facebook e Twitter e comece a publicar conteúdo relevante para seus clientes. Pode postar seu conteúdo próprio ou de outros sites.

SEM

Esta é uma ferramenta de filtro dos melhores sites dos buscadores (Google é um buscador, por exemplo). Ela é subdividida em duas partes; o SEO e o PPC. Ambas funcionam muito bem para empresas virtuais, mas é necessário um investimento. O SEM é o meio mais aconselhável de divulgação, pois geram um volume de visitantes grande e no curto prazo – essencial para gerar as primeiras vendas.

Quer saber melhor o que é e como investir? Simples! Leia este rápido artigo, clicando aqui, e entenda!

Frete

Mais de 90% dos pedidos realizados nas lojas virtuais no Brasil são entregues pelos Correios através de algum dos serviços deles (Pac, Sedex, e-Sedex, Sedex Hoje, Sedex 10).

Entretanto é sempre bom lembrar que os Correios tem limitações de tamanho e peso e não são todos os tipos de produtos que ele trabalha. Eles possuem um política bem rígida que inclui varias restrições e proibições, por isso, fique atento a isso.

Para as empresas que não pode ser atendidas pelos Correios elas vão precisar recorrer a transportadoras ou á algum tipo de entrega própria.

Loja virtual

 

Fique atualizado!

Nossa dica final para quem procura saber como montar uma pequena loja virtual é manter-se sempre atualizado. O comércio eletrônico é um segmento extremamente dinâmico e para não perder competitividade você precisará estar sempre em dia com novas tecnologias em tendências.

Acompanhe sites de referência no segmento como a NC Brasil! Além disso, participe de seminários e palestras, muitas delas online, para ouvir o posicionamento de outros profissionais do mercado.

 

E aí, precisando de uma boa agência web design?

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