Identidade visual
Identidade visual é o conjunto de fatores que representam visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Essa soma de elementos costuma ter como base a logo.
Mas não é só uma simples logo com um bom designer que compõe uma boa identidade visual, mas sim todo um estudo detalhado, desde o tamanho do logo, a tipografia que foi usada, exemplos de utilização da logo em diferentes casos, etc…
Logomarca ou Logotipo?
O que seria logo? Alguns falam logomarca e outros logotipo, qual é o certo?
No universo do marketing e da publicidade existe uma antiga discussão sobre os conceitos de logomarca e logotipo. Alguns dizem que são sinônimos, outros afirmam que são conceitos distintos e ainda existe um grupo que indica que o conceito de logomarca não deveria existir.
Então a resposta é: Depende.
Logomarca é quando a identidade da empresa é baseada em grafismos (desenhos ou objetos) e logotipo é quando a identidade da empresa é baseada em sinais tipográficos (letras).
Logo é um apelido usado para evitar essa confusão.
Para ler mais sobre Logo,clique aqui e leia outro artigo da NC Brasil
Como ter uma boa identidade visual?
Primeiramente, para ter uma boa identidade visual, é necessário tomar de base o conceito de que é extremamente importante saber o que a empresa faz, analisar a presença dela no mercado, seus produtos e seus concorrentes.
Então depois, é imprescindível que o usuário contate uma agência profissional, como a NC Brasil, para criar uma ótima logo, pois assim ficará mais fácil direcionar a arte da sua marca, já que as informações técnicas e de marketing estão pré-datadas. Fazendo isso a criação da identidade visual já fluirá muito mais rápido e objetivo.
Marca
O que o nome da marca e a identidade visual podem ter em comum? TUDO
Quando uma marca alcança um sucesso espetacular de venda, propaganda ou qualidade de um produto que comercializa é comum ter seu nome vinculado a descrição daquele produto. É o caso, por exemplo, da “Bombrill”, cujo nome é usado como se fosse sinônimo de “lá de aço”. A marca simplesmente substitui o nome do produto, fazendo com que a identidade visual da empresa seja a número um.
Curiosidades
Caro leitor, você sabia que a cor ou a forma da sua logo pode influenciar totalmente a identidade visual da sua empresa? Pois é, elas podem significar o sucesso ou a falência da sua empresa. Continue lendo para entender melhor.
Cor
As cores despertam diferentes sensações nas pessoas. Essa noção é utilizada no momento da criação das logomarcas, com a eleição cuidadosa das cores, que têm diferentes significados.
- Vermelho: impulsividade, paixão, força, calor, alegria, otimismo, virilidade;
- Laranja: recetividade, comunicação, ação;
- Amarelo: juventude, inteligência, luz, sol;
- Verde: vida, fertilidade, tranquilidade, ecologia;
- Azul: racionalidade e espiritualidade;
- Violeta: lealdade, força, religião;
- Marrom: força, riqueza, densidade;
- Preto: nobreza, distinção, elegância;
- Branco: pureza, sabedoria, verdade.
Forma
Até as próprias formas despertam diferentes sensações. O círculo indica evolução, tranquilidade, movimento. O triângulo transmite uma ideia de leveza, inteligência, divindade, espiritualidade. O quadrado evoca uma sensação de evolução, movimento, tranquilidade.
Quer ter uma boa identidade visual para sua empresa?
Você está no lugar certo! Entre em contato conosco e faça um orçamento para a criação de uma boa identidade visual!