O que um bom site institucional deve ter

Criação de Sites para Empresas

Um bom site institucional é aquele que informa ao seu cliente sobre sua empresa e seus produtos ou serviços. O site institucional deve ser claro e objetivo, pois existem pessoas que precisam e gostam de serem informados rapidamente. Mas, também é preciso pensar no cliente que quer conhecer mais a fundo sobre seus produtos, serviços e sua história. Alguns ainda querem mais: informações sobre quais os seus clientes atuais, ver o seu produto, saber quais opções de pagamento, etc.

Como pode perceber, um bom site institucional deve ser construído pensando no que o seu cliente (ou futuro cliente) quer ver e o que a sua empresa precisa apresentar para que ele tome a decisão para aquisição do que você oferece. A melhor estrutura varia de acordo com o público e seu negócio mas podemos imaginar a seguinte estrutura:

Criação de Sites para Empresas
Criação de Sites para Empresas –

estrutura de um site institucional

Obrigatórios

São as páginas que todo institucional deve ter. São elas que apresentarão as informações mínimas para que seu cliente saiba um pouco sobre você. São elas:

  • Home
  • Produto ou serviço
  • Contato

Home

A home é a página principal do site. Deve ter um pouco de cada coisa, mas basicamente ela serve para o cliente que entra em seu site através da digitação da sua URL. É a principal página, mas não será a página de foco do seu cliente, já que ele quando acessa esta página, na verdade quer conhecer sobre seu produto ou serviço, sua empresa ou entrar em contato com você. Mas apesar de não ser a página de foco, ela é muito importante e deve ser construída levando em consideração facilitar a vida do usuário do seu site, para que ele encontre a informação desejada.

Produto ou serviço

Nesta página do seu institucional deve conter informações sobre seu serviço ou produto, e se possível, com imagens para ilustrar o que você tem de melhor para oferecer ao seu cliente. Descreva o principal sobre seu produto ou serviço, de forma que a leitura seja rápida e clara. Alguns produtos são alto explicáveis, basta uma descrição curta e uma boa imagem para mostrar o que você oferece. Mas, na maioria dos casos, é desejável que existam páginas com mais detalhes de seus produtos. Você verá mais detalhes desta página no tópico “Detalhes”.

Empresa

Fale nesta página sobre sua empresa. Vale até mesmo história da empresa, mas lembre-se de que o cliente quer saber sobre seu negócio de forma rápida e clara, e talvez um texto muito longo sobre como a empresa começou e a história dos seus fundadores possam afugentá-los antes de que ele encontre o que procura. Informações que devem ser priorizadas nesta parte do seu institucional é sobre a missão da sua empresa, o foco dos produtos ou serviços, onde você atua e como é o relacionamento com seus clientes. Dê aos seus clientes uma breve descrição de como sua empresa atua hoje.

Contato

Esta página é importante, pois é a partir daqui que o seu atual ou futuro cliente fará os contatos mais básicos e imediatos com você. Um formulário simples normalmente é o suficiente, mas ele deve ter as validações necessárias e enviar um e-mail para a pessoa responsável pelos contatos. É importante que a página seja redirecionada quando o envio de e-mail for feito, para ter uma melhor rastreabilidade da informação. Aqui nesta página também cabe informar o seu endereço e principalmente, um telefone, caso o cliente não consiga usar seu formulário de e-mail (lembrando que em um institucional bem construído, o formulário de e-mail deve sempre funcionar).

Desejável

Um institucional pode ter página para complementar a informação desejada pelo cliente. As páginas obrigatórias informam, mas muitos clientes precisam de mais informações, e isto também é muito importante para um bom SEO (Search Engine Optimization). As páginas desejáveis são:

  • Detalhes
  • Clientes
  • Local

Detalhes

Esta página (ou páginas) deve conter os detalhes do seu produto ou serviço, para informar o cliente que deseja saber mais sobre o que ele irá comprar. De forma clara, você informa sobre os detalhes mais técnicos sobre seu produto, ou então, explica como o serviço é prestado como horários, locais, forma de atendimento, etc.

Clientes

É ótimo para maior credibilidade que a pessoa que está no seu site tenha a noção do público que você atende, e se tiver informações sobre os seus clientes, melhor ainda. Não é preciso dar os detalhes do seu cliente, mas citá-los pode ser um bom fator para contratação ou compra do seu produto.

Local

Se você possui um local físico que pode receber seu cliente, como uma loja ou então um escritório, é importante dar mais detalhes para que ele possa contatá-lo pessoalmente. Esta página é especialmente importante quando você tem mais de um local de atendimento, como filiais.

Opcional

Um institucional pode ter página para complementar a informação desejada pelo cliente. As páginas obrigatórias informam, mas muitos clientes precisam de mais informações, e isto também é muito importante para um bom SEO (Search Engine Optimization). As páginas desejáveis são:

  • Preços
  • Comentários
  • Redes sociais

Preços

Caso queira informar seus preços dos produtos ou serviços, estas informações podem ficar dispostas numa tabela. Também quando é necessário, você pode informar os preços com descontos no caso de aquisições em quantidades maiores, ou planos, quando se trata de serviços deste tipo.

Comentários

Os comentários dos clientes são uma importante informação para dispor em seu institucional. É um pouco mais detalhado levantar estas informações pois você precisa de um relato formal de um cliente, e até em alguns casos, as fotos da pessoa que preparou o depoimento.

Redes sociais

Redes sociais são uma boa forma de reforçar a interação com o seu cliente. Ele poderá acessar sua página do Facebook ou Google+, olhar seu perfil do LinkedIn, seus últimos comentários do Twitter ou até mesmo ver seus últimos posts do Instagram. Lembre-se apenas que neste momento, é desejável que o cliente já tenha obtido toda informação necessária em seu site, pois as redes sociais são locais onde o usuário pode se distrair facilmente.

A NC Brasil faz o seu institucional, auxilia você a identificar o que é realmente importante e utiliza ferramentas que faz com que seu produto ou serviço seja acessado de qualquer plataforma, seja um notebook, celular ou tablet. Entre em contato conosco e solicite seu orçamento.