O mundo da internet muda e se atualiza com frequência. Por isso é natural que os sites também se atualizem de tempos em tempos. Muitas empresas demoram muito para reformular suas páginas, e isso acontece por razões diversas como falta de dinheiro, tempo ou simples desconhecimento da importância.

Mas é importante saber o momento ideal de tomar essa decisão e entender os seus efeitos positivos. A reformulação é uma necessidade de todas as empresas, mas deve ser feita no momento certo. Veja abaixo algumas dicas para descobrir se está na hora de mudar o site da sua empresa:

Estatísticas de um site

Todas as estatísticas de um site são essenciais para entender o que está acontecendo e a hora certa da reformulação. Essas informações são importantes, pois podem, por exemplo, dizer quais páginas são as mais visitadas e a taxa de rejeição dela.

Um dos dados mais importantes é a taxa de conversão. Se há algo que precisa ser reformulado em um site que tem muito tráfego, mas que os clientes não finalizam ações. Então, ela provavelmente de alterações.

E o site empresarial sempre deve ser analisado de forma a verificar se todas as informações estão claras e se os visitantes não precisam clicar em diversos links até chegar onde querem. Quanto mais cliques eles derem, menor é a possibilidade de que permaneçam na página. Enfim, todas as informações estatísticas dão uma ideia clara sobre o que está dando certo e o que deve ser mudado.

Empresa em crescimento

Com o passar do tempo, é natural que a empresa cresça e seus profissionais evoluam. O site deve acompanhar essa evolução e refletir a experiência.

Essa modificação pode vir junto de uma nova análise da estratégia de marketing e, algumas vezes, até de uma mudança pequena ou expressiva na imagem da marca. Mesmo empresas que não mudaram significativamente ao longo dos anos devem atualizar suas páginas, pois a economia e indústria estão em movimento constante, de forma que o site deve permanecer passando a imagem de uma plataforma atualizada e dentro das tendências do setor.

Tendências da internet

Poucas coisas atrapalham mais a credibilidade de um site quanto informações ultrapassadas. Informações simples, como um evento de 2010 ou link para redes sociais que já caíram em desuso, passam a ideia de uma página totalmente desatualizada. Informações ultrapassadas devem ser sempre retiradas e atualizadas.

Compatibilidade com navegadores

Você provavelmente visita o site de sua empresa utilizando seu navegador de preferência. Mas os seus clientes podem utilizar navegadores diferentes, por isso é importante que a página funcione corretamente em cada um deles. Por isso teste o design nos principais e, se necessário, reformule o que não aparece de forma adequada. Além disso, os smartphones são cada vez mais usados pelos brasileiros. Assim, obter uma versão mobile já se tornou algo quase obrigatório.

Também é muito comum que as pessoas visitem sites não só em seus computadores desktops e notebooks, mas também em tablets e smartphones. Uma mesma pessoa pode visitar o site em diferentes dispositivos ao longo dos dias. Por isso é importante criar sites responsivos, que se adequem e possam ser bem vistos independente do dispositivo escolhido e da resolução de tela. Por isso, um site responsivo é, acima de tudo, uma forma de oferecer uma boa experiência com o site e marca.

Se você considera que o site de sua empresa se enquadra em uma ou mais das questões acima, ele provavelmente está precisando de algumas mudanças. Seja para aparecer adequadamente em um navegador ou para eliminar informações antigas e adicionar novas, atualizar a imagem da empresa e reformular uma página, que não está dando o retorno esperado, são todas essas mudanças que possuem um impacto positivo direto na conversão e fidelização dos seus clientes.

Você reformulou seu site recentemente? Já sentiu alguma mudança? Compartilhe com a gente!