Sites Responsivos – Sites que se adaptam a telas de celulares e tablets.

Cada vez mais pessoas estão acessando a Internet através de seus celulares. Só no Brasil já são mais de 70 milhões de Smartfones(celulares com acesso a Internet). este número é ainda mais impressionante se considerarmos que o país tem 88 milhões de usuários de Internet.

Por que ter um site com suporte a celular?

Segundo uma pesquisa da Netbiscuits, 76% dos clientes que acessam a Internet via celular vão abandonar um site que não é otimizado para a navegação pelo celular e 30% não vão nem se dar ao trabalho de usar um site que não tem suporte a celular.

Mas você já testou como o seu site aparece nos smartphones? A página é a mesma que  aparece no computador só que espremida para caber na tela do celular com as letrinhas minúsculas? Então a sua página é uma dessas que 76% dos usuários de smartphone dizem que não gostam.

Quais as maneiras de ter um site para celular e tablet?

Mas como arrumar isso? Existem duas maneiras principais. A primeira é fazer uma versão do site por tipo de aparelho, porém esta solução esta cada vez mais complicada devido ao grande número de aparelhos diferentes. Para você ter uma ideia os 10 principais aparelhos correspondem a apenas 47% do tráfego web. Mesmo os 100 principais correspondem a apenas 67% do tráfego.

O que é um site Responsivo?

A segunda maneira é fazer um site responsivo (ou responsive em inglês). O site responsivo se adapta a tela de acordo com o tamanho desta mantendo a linha de design. Por exemplo: no design responsivo um conteúdo que é apresentado em 3 colunas em uma tela de computador é transformado em uma coluna em um celular com isso as letras ficam mais visíveis ou um menu é transformado em uma caixa de seleção do tipo dropdown para facilitar a seleção do item desejado.

Por que o Google recomenda sites responsivos?

A opção por um site responsivo também é recomendada pelo Google, já que permite um carregamento mais rápido pois o cliente não precisa ser redirecionado para uma página específica para celular. O site fica com somente um endereço tanto para desktop quanto para tablets e celulares o que facilita a vida do Google que não precisa ficar rastreando várias versões da página para colocar nos seus resultados. E facilitar a vida do Google geralmente se reflete em posições melhores nos resultados das buscas.