Hoje em dia, ter um site é item obrigatório para qualquer empresa. Quando nos recomendam uma empresa, a primeira coisa que fazemos é jogar seu nome no Google e acessar o site. Isso vale tanto para a escola em que você está pensando matricular seu filho, para a loja que uma amiga indicou para comprar um produto e até mesmo para um novo mercado que abriu no bairro.

Sim, o site é, muitas vezes, o seu cartão de visitas, aquilo que será o seu primeiro contato com um possível cliente. Por isso, não pode ser um site qualquer! Seu site tem que causar uma boa primeira impressão. Mas, mais do que isso, tem que ter alguns atrativos para que possam envolver seu cliente e fazê-lo interagir com sua empresa até efetivar a compra do seu produto ou serviço.

ATRATIVO

A primeira consideração é que ele seja atrativo e gostoso de navegar, que não tenha publicidade exagerada e que tenha a cara da empresa representada no seu layout. Ter uma fonte suave também é um fator decisivo para que o usuário permaneça no site, para que ele não “canse” de navegar nele.

Textos demais costumam assustar os usuários, portanto, procure ser sucinto ao passar suas informações. Mas não cometa o erro de ser superficial demais, afinal, o cliente tem que entender do que se trata o seu produto. Busque um equilíbrio na quantidade de informações e procure quebrar o texto com imagens e informações destacadas. O uso de ícones tem funcionado bastante, pois cada vez mais, as pessoas estão fazendo o que chamamos de “leitura escaneada” ou seja: “ler” o texto através de ícones e imagens, buscando a mensagem geral do texto, sem precisar lê-lo inteiro. Abuse desse recurso. Ele é ótimo!

IMAGENS REAIS

Ainda sobre layout, procure ter imagens boas, preferencialmente não de banco de imagens. Outra tendência de comportamento em relação a sites – e isso vale também para as mídias sociais! – é que as pessoas preferem imagens humanizadas e reais, algo que elas sabem que é verdadeiro e não algo totalmente inatingível para elas.

FÁCIL DE NAVEGAR

Tão importante quanto o layout do site é a sua navegabilidade, ou seja, a facilidade proporcionada ao usuário para navegar pelo site (se ele encontra o que procura, se entende os caminhos que deve percorrer, etc). A regra principal desse item é: o produto não pode estar a mais de três cliques do usuário. Isso significa que o caminho deve ser simples e rápido. Além disso, certifique-se de que o site tem caminhos claros para o usuário, que ele consiga identificar facilmente qual o próximo passo, para que ele não desista de comprar no meio da experiência.

ATUALIZADO

Uma outra questão essencial é que seu site não seja estático. Como assim? Claro que um site – e aqui não estamos falando de e-commerce, que é atualizado o tempo todo – é basicamente estático, ou seja, as informações não mudam. Mas você deve prever na sua estrutura alguns itens que possam ser atualizados periodicamente, como uma área de banner em destaque ou, melhor ainda, um blog, onde você poderá trazer assuntos bem atualizados sobre o seu mercado e o seu produto. Assim, seu cliente sempre perceberá novidades ao retornar ao seu site. Confira aqui algumas dicas de como produzir conteúdo interessante para seu blog

CALL TO ACTION

Mais importante que isso tudo é que seu site tenha um ou vários call-to-action, ou seja, “ferramentas” que levem seu cliente a interagir com você, deixando um “rastro” para que você possa “segui-lo” até efetivar a venda. Isso você consegue com formulários de contato ou ofertas específicas em algum setor. Cada formulário ou oferta deverá levar seu usuário para uma página de captura de dados, chamada de . E é aí que a mágica de vendas do site começa. Você obtém os dados de contato do seu cliente e começa um relacionamento com ele, onde vai apresentando seus produtos e despertando nele o desejo da compra. Mas isso já é assunto para um outro post, ou melhor, para um e-book inteiro, que você pode acessar baixar gratuitamente acessando nosso e-book Como transformar acessos em .

Se você já tem um bom site, mas não está tendo resultados, pode ser que você esteja cometendo alguns erros. Para ver se esse é o seu caso, confira nosso e-book 5 Erros Mais Comuns em . É gratuito e fácil de acessar!