O que é um site responsivo?

Um site responsivo é o que se encaixa no dispositivo do usuário (PC, celular, tablet, etc), ele muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que é exibido.

Sabe aquela página que você abre no celular e a tela fica com letras tão pequenas que você precisa dar zoom para ler? Então, esse NÃO é uma página responsiva.

O site responsivo é o projetado para ser adaptado a qualquer tipo de resolução, sem distorções.

Site responsivo X Versão Mobile

Responsivo é o que é adaptado para qualquer tipo de tela. É uma única estrutura de códigos que funciona em diferentes resoluções.

Um mobile é diferente, é uma segunda página separado, feito somente para ser aberto em alguns tipos de dispositivos. Quando é escolhido o desenvolvimento de uma versão mobile, será feito dois designs para o mesmo projeto, a parte de programação também é dobrada.

O mais vantajoso é o site responsivo porque utiliza-se sempre o mesmo código e as mesmas imagens para todos os tamanhos de tela.

Motivos para ter um site responsivo

– Melhora a experiência do usuário do site:

A experiência do usuário da página traz resultados concretos. Segundo o Google Think Insights, se um usuário acessar sua página por dispositivo móvel e não encontrar o que procura, há 61% de chances de ele desistir e acessar outro site.

– SEO + Mobilegeddon :

Ter um site responsivo colabora com que ele apareça nos resultados de busca, independente do dispositivo que o usuário esteja utilizando. Uma das atualizações do Google 2015 ganhou o apelido de Mobilegeddon (Mobile + Armageddon), a intenção é favorecer as páginas responsivas.

– Aumentar a velocidade:

Uma página responsiva é mais leve e otimizada para os dispositivos móveis, e por isso é carregado mais rapidamente do que uma versão desktop.

– Aumentar as vendas:

A tendência de compras online por dispositivos móveis está em pleno desenvolvimento. Ter um aplicativo ou uma página para um ecommerce, por exemplo, é uma maneira de aumentar as suas vendas.

O acesso às redes sociais via celulares e tablets é cada dia mais frequente. Um site responsivo aumenta as chances das páginas serem compartilhadas nas redes se os usuários tiverem uma boa experiência com ela.

A maior vantagem do design do site responsivo é que independente da resolução, o layout dele irá se adaptar.

Isso é um benefício para dispositivos futuros, que poderão ser lançados com resoluções diferentes. Um layout  de um site responsivo deixa ele pronto para qualquer dispositivo, mesmo os que ainda não existam. Hoje, a maioria dos templates já são produzidos pensando em uma responsividade.