O que é Marketing Digital?

Marketing digital: conjunto de atividades que uma empresa/pessoa executa online e tem como objetivo: atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.

Resumidamente, marketing digital é promover produtos ou marcas por meio de mídias digitais.

Apesar da maioria das modalidades de marketing só serem adotadas por empresas grandes, o marketing digital é disponível para empresas de todos os portes, pois não precisa de muito orçamento para gerar bons resultados.

Vantagens do marketing digital

Comunicação e Interatividade

O marketing digital possibilita a comunicação entre empresas e consumidores de forma fácil, 24 horas por dia e muitas vezes em tempo real.

Netflix.

Dessa forma, a solução de problemas se torna muito mais fácil, e a marca cria uma boa reputação e uma relação mais afetiva com seus consumidores.

Alcance Global

Exemplo, se sua campanha usa outdoors ou flyers, a escolha do lugar influencia o custo e o impacto da ação. Um outdoor em Belo Horizonte não vai impactar consumidores em São Paulo.

Já no mundo virtual qualquer empresa pode ter alcance global, já que não existem distâncias a serem percorridas e nem limites geográficos.

Dados e Segmentação

Toda vez que o consumidor interage com uma ação de marketing, o profissional consegue informações sobre ele, o que podem ajudar a empresa a segmentar e entender melhor quem compra e criar ações cada vez mais eficientes.

Além dos dados sobre a idade e localização do seu público, há também sobre o comportamento dos usuários em sites, blogs, redes sociais e motores de busca são essenciais para que os profissionais de marketing possam criar campanhas eficientes e embasadas em dados.

O real benefício de utilizar dados no marketing digital é economia de tempo e dinheiro.

Tempo Real

Um anúncio de jornal não pode ser mudado depois de impresso e é complicado medir sua performance. O texto de uma campanha no AdWords pode se ajustar várias vezes ao dia e gerar dados para saber se os objetivos estão sendo alcançados ou não, e o que é preciso mudar para gerar os resultados esperados.

Os 8 P’s do Marketing Digital

Um dos conceitos mais básicos do marketing tradicional é o “mix de Marketing”, que é composto pelos 4P’s: Produto, Preço, Praça e Promoção

O marketing digital possui outros elementos que influenciam a percepção dos consumidores, além dos 4 P´s.

PROCESSO: procedimentos; metodologias de trabalho.

PALPABILIDADE: percepção do cliente (funcionários, instalações, cartões de visita, fachada, etc).

PESSOAS: colaboradores, mão de obra, vendedores, funcionários.

PRODUTIVIDADE: relação da produtividade da equipe com a qualidade do produto; seu rendimento.

Redes Sociais

As redes sociais mais utilizadas hoje em dia são o FacebookTwitter Instagram.

Cada uma delas possui um formato diferente, o objetivo das marcas nestas plataformas é o mesmo: promover conteúdo e se comunicar com sua audiência.

Ao contrário dos blogs, nas redes sociais você NÃO tem 100% do controle. Acontece porque os usuários têm a capacidade de comentar publicamente nas suas postagens.

Há muito espaço para o marketing digital crescer. Aos poucos, a verba de marketing das empresas está abandonando o offline e indo para a Internet.

Se a sua empresa ainda não investe em marketing digital é hora começar a considerar seriamente, pois os resultados podem ser impressionantes.