Tendências Web Design

A tendência do web design está sempre evoluindo. Todo ano surgem novas, algumas desaparecem e ainda há outras que sempre continuam em alta.

 

Micro interações

Micro interações são animações sutis que interagem com o usuário. Para sermos mais claros, a micro interação funciona como um feedback da ação que você acabou de fazer.

Por exemplo: a ação de um botão quando clicado, que interage com diferentes movimentos (e, algumas vezes, sons). Preste atenção no que acontece quando você dá um like no Facebook ou quando clica no menu no Gmail (app).

São essas pequenas interações que são tendência no web design e fazem as suas navegação e experiência serem mais agradáveis e naturais.

Gradiente

O gradiente está de volta ás tendências do web design, mas de uma forma mais elegante e sutil aos olhos.

 

Podemos exemplificar com algumas grandes marcas que estão usando essa nova tendência: iTunes, Spotify e, o mais falado, Instagram, que mudou drasticamente seu design no último ano.

Instagram
Spotify

 

Vídeos

Os vídeos estão cada vez mais no auge da tendência e parece que vieram para ficar.

Enquanto a imagem é estática, o vídeo é dinâmico. Além de mais fácil de prender a atenção do usuário, serve como um meio de contar uma história, de se conectar com o usuário.

 

Scroll “infinito”

Essa tendência do web design não é novidade na internet, mas sim para os sites de empresas. Scroll “infinito” é quando a página atualiza mais informações assim que você chega ao fim dela, igual a como o Facebook faz com o feed de notícias.

Por que vale a pena pensar nessa tendência para seu site?

É mais fácil contar uma história se você não tiver interrupções. Ou seja: se você tem muito para falar sobre sua empresa ou seus produtos, e quer que as pessoas fiquem focadas no seu discurso, concentre e organize toda a informação em uma só página com o design de scroll “infinito”.

Tipografia grande e Bold

Algo que é tendência no web design é o tamanho bem grande em fontes, criando um contraste forte entre o título e o restante do conteúdo. Usado, principalmente, em homepages.

Nike

GIF

O Gif era uma coisa dos anos 90, e foi considerado brega por muito tempo. Hoje em dia é uma tendência no web design muito forte, principalmente nas mídias sociais, nos dando um novo jeito de expressar as emoções.

É o que dizem: “uma imagem vale mais que mil palavras”.

 

Parallax

É uma tendência que permite que o primeiro plano e o fundo se movimentem em velocidades diferentes, criando, para o design,  uma ilusão de profundidade e imersão. Se aplicado corretamente, terá uma bela dinâmica e um visual diferenciado.

Conclusão

Algumas tendências no web design ficam, algumas se vão. O importante é saber como e até que ponto usá-las.

Pense que não é somente porque algo é tendência, que irá servir para todo produto ou usuário. Você deve levar as características do determinado projeto em consideração e tirar suas conclusões de qual design é melhor usar, ou não.