O que é User Experience ou simplesmente, UX?

Talvez você já deve ter ouvido por aí, na famosa experiência do usuário ou UX (User Experience), correto? Este termo está na moda e parte de um princípio básico de projetar ao usuário, navegador, a melhor experiência possível ao utilizar um determinado produto ou serviço no mundo virtual.

Muitos dizem que a User Experience sempre existiu, porém, devido a uma crescente demanda social ela vem se tornando cada vez mais importante. Diante disso, as empresas entram constantemente em uma corrida para ver que se atualiza primeiro. Contudo nem sempre isso ocorre da forma ideal.

Confira a seguir tudo sobre User Experience!

Sobre User Experience

Antes de tudo, é de extrema importância levar em questão que o UX existe desde sempre. Desde que o humano começou utilizar algum objeto para fazer alguma coisa. Isto é: ele é usuário daquele objeto e obtém uma experiência com isso. Entendeu?

Logo, embora o termo User Experience esteja na moda e voltado a sistemas computacionais, está na verdade leva em conta como um produto se comporta no mundo real, e isso independe do produto ser digital. Qualquer produto possibilita ao usuário uma experiência.

Para que serve?

Segundo pesquisas, produtos e serviços que geram sensações mais aprazíveis aproximam e tornam a interação mais duradoura.

O consumidor toma decisões considerando sua dimensão emocional, ou seja, as emoções interferem em suas decisões de escolha e percepção do produto. Logo, ao detalharmos um produto, um serviço digital, por exemplo, temos que atentar para que interação, algumas vezes considerada como navegabilidade, provoque sensações que gerem aproximação do usuário com o serviço.

A User Experience veio a tona, para apenas transformar as plataformas em algo simples e fácil de utilizar. Que agrade ao usuários, e não o portfólio do designer

Por que User Experience é importante?

Hoje em dia, a ênfase está no design centrado no agrado do usuário. Pois é de maior importância lidar e resolver as necessidades de quem usará a plataforma!

Antigamente, nas indústria de web design (antes de um conceito de foco no usuário, usabilidade e acessibilidade) era comum fazer sites de formas diferentes. Abusando e espremendo toda a criatividade do designer. Era construído uma interação baseada no que era bom para o designer e para o empreendedor. O foco estava na estética e na marca, com pouca ou nenhuma ideia de como as pessoas se sentiriam ao usar o site. Não havia ciência por trás dessa área.

Mas agora há! E é de extrema importância, pois como já foi dito, o site é para o usuário! Então é ele que precisa se sentir confortável.

UX é User Interface (UI)?

Quando alguém pede para que seja dado um “tapa na UX”, na verdade ele está pedindo pra que seja trabalhada a UI (Interface com Usuário). A questão é que: deixar a interface do produto “bonitinha e coloridinha” está longe de ser todo o trabalho de User Experience, porque tem vários processos de desenvolvimento, técnicas e etapas para fazer isso. Por isso é importante e interessante uma publicidade, falando o que é de fato e de como ter um UX.

 

E ai, deseja ter um site com a tecnologia UX?

Entre agora em contato conosco e faça um orçamento de sites com o melhor user experience!