Mobile

O uso de dispositivos mobile cresce sem parar em todo o mundo. Pois além de facilitar a comunicação e nos manter conectados a qualquer hora e lugar, os dispositivos móveis mudaram e evoluíram a forma que se faz negócios.

Pesquisas mostram que as compras online já superaram as compras em lojas físicas e, além disso, a maior parcela dos usuários de aparelhos móveis têm usado seus dispositivos durante o processo de compras. Outra pesquisa diz que no Brasil, cerca de um terço dos acessos à e-commerce foram feitos por via mobile. Então, faz-se necessário focar no que o usuário precisa ao acessar seu negócio, via mobile. 

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E entender as necessidades dos clientes é um mega desafio da área de marketing. Pois o marketing, em canais como tablets e smartphones, oferece oportunidades únicas, já que normalmente este é um momento de total atenção do usuário, onde ele está em busca de entretenimento, informação ou serviço.

Leia abaixo algumas dicas de como você pode alcança seu público via mobile!

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Design responsivo

Atualmente, é esperado por todo consumidor que a experiência no computador/notebook, tablet e celular sejam igualmente agradáveis e eficazes. Independentemente do dispositivo que seu cliente esteja utilizando, o site deve se adequar ao tamanho da tela, e não o contrário.

Um site responsivo se adapta a tela de acordo com o tamanho desta, mantendo a linha de design. Por exemplo: no design responsivo um conteúdo que é apresentado em 3 colunas em uma tela de computador, é transformado em uma coluna no celular. Dessa forma. as letras ficam mais visíveis, ou um menu é transformado em uma caixa de seleção do tipo dropdown, facilitando a seleção do item desejado.

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Interação

Apesar de navegar em diferentes dispositivos, a transição e a interação entre eles deve ser orgânica, para o consumidor. Ou seja, quanto mais integradas forem as plataformas, maiores as chances de reter e fidelizar aquele cliente.

Se o seu consumidor comprou uma televisão na loja física, quando ele fizer login no seu site já espera que o seu sistema tenha aquela informação. E lhe ofereça, por exemplo, acessórios para integrar o ambiente em que instalou sua televisão, e não um novo aparelho igual ao que ele acaba de adquirir.

Personalização

Com as inúmeras atualizações das tecnologias disponíveis, é muito importante criar um conteúdo específico e original para cada um dos consumidores.

Quanto mais informações você tiver sobre aquele cliente, mais assertiva será sua comunicação. Hoje em dia, existem ferramentas que ajudam a organizar essa audiência, garantindo oferecer o produto certo, na hora certa para cada consumidor.

Redes Sociais

Como falar de interação e personalização, sem levarmos em conta as redes sociais?

O acesso às redes sociais via mobile é cada vez maior, e não há estatísticas que digam que este crescimento terá um fim. Algumas redes sociais, como o Snapchat, são de uso exclusivo em smartphones. Por isso, a presença digital nestes canais é essencial para falar e atrair o consumidor para o seu site, além de abrir um local em que eles possam compartilhar com seus amigos/seguidores sobre a experiência com sua marca.

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SEO

Assim como nos desktops, o Google é a principal ferramenta de busca por informações. Por isso é necessário trabalhar o SEO do seu site também para as buscas por mobile. Palavras-chave para a mesma busca podem variar de acordo com o dispositivo utilizado, por isso a estratégia de SEO deve ser dedicada para este tipo de navegação.

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Conclusão

É importante ter em mente também que a experiência física e a virtual são complementares e igualmente fundamentais para a decisão de compra.

Tudo isso porque enquanto estão dentro da loja, assistindo a um comercial na TV ou caminhando por um shopping center, os consumidores utilizam seus dispositivos para consultar e comparar preços, verificar especificações técnicas e checar a reputação da loja e dos produtos

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