Identidade Visual

Todo Designer que atende as pequenas empresas sabe que há existe uma demanda enorme de trabalho relacionados a construção de logos. Basta acessar em qualquer website de freelancers e notará que boa parte das oportunidades propostas, são relacionadas a criação de logos.

E isso é bom? Nem tanto. Pois logo não é Identidade Visual.

Prosseguindo, grande parte desses clientes buscam apenas um ícone que represente o seu negócio e não um logo de verdade. Normalmente esse ícone é escolhido baseado no gosto pessoal do empreendedor, ou na sua própria percepção do negócio. Estes acham que uma logo simples, inovadora e bonita, para eles, é tudo o que precisam para realizar seu sonho de ver seu negócio crescer.

Mas não é por aí, a Identidade Visual é muito mais que uma simples logo! Continue lendo para entender.

Identidade Visual

Logo não é marca!

A marca são todas as percepções do público com relação a sua empresa, produto ou serviço. A marca ganha vida na mente do consumidor. As emoções que provoca e as ações que estimula. Tudo.

O logo é uma peça da identidade visual da marca, ou seja, faz parte de como sua empresa é vista. Em caso de famosas marcas globais, o logo acaba ganhando muito mais protagonismo pois é a forma mais instantânea de reconhecimento da marca e remete diretamente aos valores e qualidades que ela representa.

Sendo assim, ter um logo maravilhoso esteticamente é ineficaz se a sua empresa não tem uma marca estruturada, se não é vista como sinônimo de qualidade ou não atende as demandas do público. Por essa razão é preciso ter um alinhamento entre a marca e o logo.

Identidade visual / Logo

A preocupação do cliente deve deixar de ser com o logo e passar a ser com a identidade visual.

Ter um logo bacana e expressivo aplicado em materiais diferentes e inapropriados é um enorme descaso com a marca. É preciso haver uma harmonia visual para que todos pontos de contato tenham a mesma linguagem e comuniquem como um só. Cores, formas, tipografia, ícones, interações, tudo se comunica.

A partir do momento que os pontos de contato com o consumidor estiverem padronizados visualmente, a comunicação converge de forma natural.
Aí reside a importância da unificação visual através da identidade de marca.

Identidade VisualSendo assim:

Atente-se! Um logo bonitinho não faz mágica. Invista um pouco mais em uma identidade visual pois os ganhos em termos de credibilidade e valor de mercado são óbvios. Uma identidade visual consistente transparece profissionalismo e respeito com o consumidor.
O diferencial da sua empresa pode estar no design!

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