Site Responsivo ou Aplicativo?

Grandes e pequenas empresas já estão conscientes da necessidade de se adaptar ao dispositivo móvel. O uso do smartphone cresceu absurdamente ao longo dos últimos anos, e por isso têm as informações e fontes de vendas específicas.

Porém, apesar da evidente necessidade no investimento na área mobile, adaptar um negócio para o mundo do celular é um processo que pode ser confuso. Não só em termos de marketing, mas também de uma perspectiva técnica.

E quando um empreendedor decide aceitar esse desafio, sempre aparece a mesma e cruel dúvida: Devo usar um Site Responsivo ou Aplicativo? Pois bem, ambas opções trazem vantagens e desvantagens. Neste artigo, você verá alguns detalhes que possam te ajudar!

Site Responsivo ou Aplicativo?

Site responsivo

Um site responsivo é o tipo de website que se adapta a diferentes tipos de telas. Ou seja, ao acessá-lo de dispositivos mobile, como smartphones e tablets, as informações são colocadas de outra forma, para o tamanho da tela sem perder o design ou sem que haja a necessidade de ampliar as informações.

Sua maior vantagem, sem dúvidas, é a praticidade!

Vantagens

  • Investimento Único
  • Sites já são Commodities, existem muitas ofertas de empresas.

Desvantagens

  • São limitados ao browser do aparelho e não conseguem utilizar recursos do dispositivo.
  • São mais lentos

Site Responsivo ou Aplicativo?

Aplicativo

Apesar das vantagens, existem certas funcionalidade que um site responsivo não é capaz de criar e, neste caso, o uso de aplicativo acaba se tornando a melhor opção.

Os aplicativos são desenvolvidos com o objetivo de trazer uma melhor experiência para os usuários, já que possuem uma maior performance por serem instalados diretamente na plataforma dos dispositivos.

Diferente de um site responsivo, os aplicativos possibilitam o acesso a diversas funcionalidades, como GPS, câmera, notificações push, entre outros. Ele costuma ser uma excelente opção para aquelas empresas que desejam ultrapassar a barreira para a interação com o seu público.

Vantagens

  • Sua marca vira um “ícone” visto sempre no Smartphone do seu cliente.
  • Mais rápidos do que os sites mobile
  • Você pode utilizar todo o poder do hardware.
  • Podem trazer funcionalidades úteis mesmo quando estão offline.

Desvantagens

  • Requer uma versão para cada tipo de sistema operacional
  • Diferente de um site responsivo, eles não podem ser encontrados diretamente nas buscas dos usuários, sendo necessário baixá-los em lojas como App Store, Google Play, entre outros.

Site Responsivo ou Aplicativo?

Conclusão

Ainda sim com dúvidas? Quer saber uma opinião profissional?

Bom, nosso conselho é para que optem no… na… bom… NAS DUAS OPÇÕES!  Sim, isso mesmo.

Escolher o site responsivo ou o aplicativo é complicado, pois não são opções distintas, mas sim, complementares. Tenha um site responsivo que permita que o seu site funcione em todos os dispositivos independentemente do sistema operacional e ainda ser indexado ao Google; e um App que permite uma experiência de navegação mais completa, funciona em modo offline e tira partido de todas as funcionalidades do smartphone.

Dizer que você deve optar por uma ou por outra, seria aconselhá-lo a deixar o seu negócio menos completo!

Precisando criar um Site Responsivo ou Aplicativo?

Entre em contato conosco e faça um orçamento de um site e de um aplicativo!